quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Eu Ovo, Tu Ouves - Mozart foi o primeiro Rock-Star?

Eu queria estar na França. Por que? A verdade é que sou muito ansioso e no dia 22 de Setembro, no Palais des Sports, em Paris estreia uma Ópera-Rock incrível com base na vida de Mozart.

O espetáculo dirigido por Olivier Dahan, contará com cerca de 50 artistas no palco, incluindo atores, cantores, bailarinos e violinistas acompanhados de uma banda de rock.

Mozart, L'Opera Rock desperta interesse por focar um ponto de vista diferenciado de Wolfgang. A versão pomposa e aristocrática dos músicos do século XVIII dá lugar a um Mozart revolucionário de cabelos longos e revoltos.
Segundo os produtores do musical de 6 milhões de euros, o compositor tinha atitude e estilo de um rock star por não seguir as normas de sua época, ter sido o primeiro músico a se tornar independente além de ter morrido jovem [assim como muitos ídolos do rock].

Qualquer filme, peça ou musical envolvendo a vida de Mozart é mais do que justificado pois seu legado é irrepreensível. Autor de mais de 600 obras, referência no mundo todo como um dos maiores compositores da música clássica de todos os tempos e músico precoce começando a compor já aos 5 anos de idade tem uma história que merece ser contada de todas as formas.
Mas realmente, a ideia de uma Ópera-Rock cai como uma luva e me parece até apropriado dado o modo de vida do austríaco.

Depois da estreia o show deve excursionar pela França em 2010.

Enquanto eu não tenho possibilidade de ver in loco e não há previsões de uma apresentação por essas bandas eu vou me contentando com o filme de 1984, "Amadeus" que mostra um pouco dessa faceta libertina de Mozart. Narrativa muito legal onde, através de uma longa "confissão" de Antonio Salieri - também compositor que conviveu com Mozart - nos leva a fatos e momentos importantes e por que não divertidos da vida do vienense prodígio.


0 comentários:

Postar um comentário