segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Ovo com Pipoca - Avatar: Uma Revolução Cinematográfica

Já é de costume que eu fique aflito diante da iminência de algo grandioso nas telonas. Mas no caso de Avatar a coisa é generalizada! Entusiastas do cinema do mundo todo aguardam ansiosos o dia 18 de dezembro - data da estreia mundial do filme.

Paralelamente à esse frisson em torno da mais nova obra de James Cameron há alguns que sequer ouviram falar de Avatar. Há até mesmo uma certa confusão com a adaptação para o cinema do desenho animado da Nickelodeon: o "The Last Airbender".

O filme de que estou falando vem com a "humilde" proposta de se tornar um marco na história cinematográfica. Jeffrey Katzenberg, chairman da Dreamworks Animation, foi um dos privilegiados que assistiu à uma prévia e chegou a afirmar que Avatar será uma revolução para o cinema 3D assim como O Mágico de Oz foi para o cinema em cores.

Pode parecer até exagero mas não é de se duvidar mesmo. Digo o porquê:
Cameron não lança nada novo desde 1997 quando deu ao público o épico Titanic, ganhador de 11 Oscar® e recordista de bilheteria. Mas não foi por falta de vontade ou criatividade não. A verdade é que o cineasta canadense estava acostumado a inovar em suas produções. Ficou famoso com seu excelente Exterminador do Futuro dando um show de efeitos especiais respaldado por uma boa história de um futuro pós-apocalíptico. Depois novamente chamou a atenção com o Aliens ganhando como melhor efeitos especiais e sonoros.
Ao terminar Titanic, lhe faltou algo que o tornasse realmente memorável. Nada como uma revolução para o imortalizar de uma vez por todos na história. Que tal colocar em prática uma ideia que ele tinha desde 1995 mas que os meios existentes ainda não permitiam sua produção?

Eis que ele então dedica 12 anos buscando tecnologias e condições ideais para criar o mundo que ele idealizou em sua mente. O resultado desse longo investimento é Pandora: um planeta com formas de vida incríveis, densa vegetação e a civilização dos Na´vi, uma raça humanóide mais primitiva que a nossa, mas muito mais sábia [nas palavras do próprio Cameron].

Pra aumentar a publicidade e o tom de mistério, pouquíssimo foi divulgado do enredo e as imagens oficiais mostravam quase nada do filme. Somente alguns desenhos conceituais e inclusive o teaser-trailer liberado chegou até a "desanimar" um pouco quem esperava mais do maior-filme-já-lançado.

Mas o que James e sua equipe fizeram foi audacioso: após exibirem no Comic-Con 15 minutos do filme apenas para um grupo fechado, o diretor anunciou o Avatar Day onde 300 salas no mundo inteiro mostraram os mesmos 15 minutos com a intenção de transmitir ao público todo o potencial da nova tecnologia 3D através das salas IMAX.
O executivo da Fox, Chris Aronson, afirma que Jim Cameron criou a experiência 3D mais imersiva já vista.
Além de toda tecnologia empregada ha ainda um bom elenco, claro. O filme tem no elenco nomes como o mais novo ator pop de Hollywood, Sam Worthington ("O Exterminador do Futuro: A Salvação"), a queridinha de James Cameron, Sigourney Weaver ("Aliens"), a latina-boa-de-briga Michelle Rodriguez ("Velozes e Furiosos 4" e "Lost"), e a promissora Zoe Saldana ("Star Trek").

Então, vejam sim o trailer [que apesar de considerar pouco impressionante comparado ao que se espera do filme, tornou-se o mais visto na história do site da Apple], mas apenas pra se ambientarem com a história.
Quanto à experiência mais imersiva já vista deixemos para o dia 18 de dezembro, quando, tenho certeza, presenciaremos a mais nova revolução na indústria do cinema.





3 comentários:

Iberê Borges disse...

Pelo trailer não parece ser nada demais. =P
Mas sei lá, às vezes vai ser o lance em tela gigante e super3D que vai fazer a diferença, assim como aconteceu com "Mágico de Oz", no Brasil, na época, foi assistido em preto-e-branco mesmo (li em algum lugar...).

Já que só tem uma Imax no Brasil, já viu...

[ Alison do Vale ] disse...

é exatamente isso. o trailer com certeza desaponta e não aparenta ser nada de mais. feito exclusivamente para uma experiência em 3D.
e é por isso que eu vou até SP pra ver o filme numa sala IMAX e dublado provavelmente [pq mesmo com as legendas em 3D não quero perder o foco das cenas =P]

Iberê Borges disse...

Poste mais. ABS IB

Postar um comentário