terça-feira, 4 de agosto de 2009

Cabelo em Ovo - Princesa da Pérsia

A romancista gráfica de 39 anos, Marjane Satrapi, era apenas uma criança quando a revolução islâmica derrubou o do Irã, em 1979. Bisneta do antigo rei da Pérsia, ela cresceu em uma família de esquerda, moderna e ocidentalizada e estudou numa escola francesa e laica. Com a chegada dos extremistas ao poder, a iraniana se viu, juntamente com outras meninas, obrigada a usar o véu na escola e estudar em classes separadas dos meninos. Durante a adolescência foi morar na Áustria, "exilada" pelos pais, para poder estudar francês. Foi da necessidade de contar aos seus amigos europeus a sua história que nasceu Pérsépolis: uma auto-biografia que nos insere no contexto histórico e político do Irã e nos aproxima dessa cultura tão diferente.

Esta fascinante graphic novel foi lançada na França em 2001, por uma pequena editora independente e em seguida tornou-se um fenômeno de crítica e público. Não demorou pra ter seus direitos de distribuição em vários países e posteriormente se tornou um longa de animação.

Acostumados à um regime de repressão os iranianos se viram novamente numa situação adversa com a fatídica eleição de 12 de junho de 2009. Mahmoud Ahmadinejad foi reeleito numa contagem de votos bastante controversa do mesmo modo que já havia ocorrido em 2005 - situação questionada pela imprensa e governos de diversos países.

Satrapi não se absteve mais uma vez de denunciar o que considera absurdo no governo de seu país e afirmou que mais do que fraudulenta, essa eleição teria sido um "golpe de estado". Afirma também que as provas de ilegalidade são inúmeras e que houve 13 milhões a mais de eleitores do que há 4 anos e que estes votaram declaradamente pela mudança. A artista e cineasta se valeu novamente do seu talento e reeditou seus quadrinhos para mostrar essa história.
A versão atualizada denominada "Persépolis 2.0", pode ser acessada online aqui e tem como propósito tentar dizer ao mundo o que aconteceu no Irã após as eleições que deram a vitória a Ahmadinejad, desde os indícios de fraude que marcaram o resultado do pleito até as ruas do país tomadas por protestos, prisões e mortes.

E pra quem ainda não conhecia, abaixo deixo o trailer da belíssima animação "Persépolis" de 2007, ganhadora do prêmio do juri no Festival de Cannes:


0 comentários:

Postar um comentário