segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Ovo com Pipoca - A Força da Indústria Cinematográfica Tupiniquim

A maioria há de concordar comigo que o cinema brasileiro vive um ótimo momento. O que outrora era conhecido quase como um "gênero de filmes" - por ter pouca ou nenhuma diversificação - hoje se mostra mais apto a apostar mais alto.
Exemplo disso são as produções de ficção que vem surgindo no país. E não são produções ruins, importante destacar.
Mais do que apenas investir em outros temas e estilos, a indústria nacional vem se aperfeiçoando e agradando cada vez mais.

Há pouco tempo falei aqui sobre o longa "Besouro" que conta uma história brasileiríssima mas de um modo audacioso, com alto emprego de capital [pelo menos pros padrões daqui] e uma equipe forte [caso do coreógrafo Ang Lee de Matrix e Kill Bill].

Também se destacam diretores brasileiros "internacionalizados" como Walter Salles [Água Negra e Diários de Motocicleta] e claro, Fernando Meirelles [de Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel e Ensaio Sobre a Cegueira].

E vale então mostrar aqui duas novas produções nacionais nas quais aposto:

• Área Q

O filme é uma ficção científica e conta a história de um repórter dos EUA, Thomas Matthews, que vem passando por diversos problemas pessoais; motivo que implica no seu afastamento. É então que Thomas se depara com uma mistério tremendo no Ceará: uma série de aparições de OVNIs, curas milagrosas e abduções.

Na ânsia de descobrir mais sobre essa história o repórter vem ao Brasil. Enquanto tenta descobrir se tudo não passa de uma paranoia coletiva o cético repórter em contato com essa realidade vai encarar a vida de uma forma totalmente nova.

No elenco de Área Q figuram os globais Murilo Rosa e Tânia Kalil. Mas a expectativa maior recai sobre o protagonista Isaiah Washington, o Dr. Burke de Grey's Anatomy, que é um ator fabuloso. Na direção estão Gerson Sanginitto e Halder Gomes. A dupla já produziu, inclusive, um filme para Hollywood: o Cadáveres 2.

________________________________________________

•Lutas - o Filme


Produzido pela Buriti Filmes, "Lutas" é um longa de animação que faz uma mescla entre fantasia e episódios históricos do Brasil.
A narrativa acompanha um homem que vive há 600 anos e suas experiências infindáveis incluindo guerras, histórias de amor e sofrimento.
Num Rio de Janeiro imerso em violentos confrontos político-estudantis entre a polícia e jovens este homem vai reencontrar sua grande paixão agora no corpo de outra mulher.

Além da dublagem de Selton Mello e Camila Pitanga, assina como diretor e roteirista o excelente Luiz Bolognesi de Bicho de Sete Cabeças.
No trailer já dá pra conferir a qualidade dessa animação e esperar algo bacana.

2 comentários:

Iberê Borges disse...

"Lutas" sim.
"Área Q" não.

Esse desenho parece firmeza.

Guilherme "Guil" Cardozo disse...

Mas cadê o Wagner Moura? Faltou seriedade nesses filmes...

Esse desenho parece firmeza².

Postar um comentário