segunda-feira, 13 de julho de 2009

Cabelo em Ovo - Hoje é dia do Rock; hoje é dia de Rock

Eu demorei mas voltei. Sem internet durante uma semana. =/
Mas volto num dia feliz: o Dia Mundial do Rock.

Mais do que um ritmo musical, o Rock se tornou um estilo de vida e comportamento.

Foi em 1954 que Elvis Presley, ao acelerar o andamento de um canção de 1947, mostrou ao mundo o resultado da fusão entre o country e o rhythm & blues - colidindo as canções populares do negros com o som antigo dos brancos do sul. Assim surgia o gênero de maior expressão do século XX. Gênero que através de artistas de diversos estilos criaria lendas e mitos eternos mudando de vez o mundo.
1960 foi marcado pelo desembarque de 4 ingleses de Liverpool em Nova Iorque. Isso desencadearia uma nova revolução: a "colonização musical inglesa no novo mundo". Essa "invasão" britânica se extenderia até os dias de hoje. Já em 70 alguns eventos como a Guerra do Vietnã colaboraram com o surgimento de subgêneros e o movimento hippie celebrou sua festa com 500.000 pessoas no festival do Woodstock.

O final dos anos 60 dividiu o rock. Separados pelo Atlântico, havia de um lado o barulho dos rapazes de jaqueta e jeans rasgados com o Punk e o Hard... já do outro era o pomposo e o art rockprogressivo cheio de excessos. Mas o que era separatismo se tornou doutrinação quando as novas tendências cruzaram o oceano. A Grã-Bretanha se rende ao Sex Pistols e Clash. E cresce a era dos shows antológicos em grandes palcos e estádios com Kiss e Queen.

Paralelamente, o surgimento de bandas menores fortalece o movimento underground enquanto um grande astro ia roubando a cena com uma mistura de soul e pop - Michael Jackson. Foi assim durante meados de 80 onde a geração dos superstars com MJ, Bruce Springsteen e Prince elevou a música a um grau que não tinha sido alcançado até então com tanta expressão. Eles atingem a supremacia não só nas rádios mas também na TV. É com o aparecimento da MTV e os videoclipes que a música cria um vínculo indissolúvel com a imagem.

A música vira um mercado de grande apelo internacional transformando a indústria fonográfica num campo de empresários riquíssimos.

Na contramão das gravadoras a cultura underground ascendia rapidamente e continuou assim com o passar dos anos 90 e atingiu talvez seu ápice no final da década. Mas não foi exatamente por causa de uma canção, disco ou de um grupo. A nova revolução do Rock foi impulsionada pela era digital. A possibilidade de gravar um álbum exclui agora a necessidade de um contrato. É preciso apenas um computador. A internet, os CDs caseiros e os arquivos MP3 ajudaram não apenas a revelar novas bandas como também a diversificar e subdividir ainda mais o rock.

E até hoje é o rock o princípio e a iniciação de músicos pelo mundo todo. Seja pra quem toca ou pra quem ouve, o rock foi e sempre será a primeira paixão.


2 comentários:

Iberê Borges disse...

Acho que você deveria fazer a lista das principais canções para você. =]

[ Alison do Vale ] disse...

anotado. =P

Postar um comentário