quarta-feira, 1 de julho de 2009

Eu Ovo, Tu Ouves - Woodstock 2009

Apesar de não ter absolutamente nada definido ainda, há fortes indícios de que o 40º Aniversário do Woodstock será muito bom. Especula-se que deva ocorrer em Agosto [provavelmente por volta do dia 15, pra aproveitar o alto-verão-estadounidense].

O Woodstock Festival original foi realizado durante o verão de 1969 e foi um marco histórico em que adolescentes assinaram um pacto alegando que a sua música, sua geração, e todos os seus ideais políticos estavam ali representados. Tinha aspirações de festa grande, bonita e significativa! E realmente assim foi eternizando apresentações de gênios como Jimi Hendrix, Santana, Janis Joplin, entre outros. Ademais dos eventos relacionados ao conceito de "sexo, drogas & rock'n'roll" os concertos do festival foram memoráveis.

Mais tarde, após um tanto de rolamento na lama e toplesses, aqueles jovens voltaram pra casa, ganharam emprego, cortaram os cabelos [e inclusive começaram a perdê-los =p] e compraram televisores de plasma, mas foi um momento muito especial pra música e pra cultura de um modo geral.

O evento deste ano deve ter sede novamente em Nova Iorque [como aconteceu com o primeiro] e segundo o co-fundador e atual dono da marca WOODSTOCK, Michael Lang, a lista de músicos e bandas pretendidas conta com uma mescla envolvendo dinossauros do rock como The Who e Joe Coker - que participaram de maneira louvável da primeira edição - e artistas mais "novos".

Dentre estes recentes alguns nomes soam mais alto. É o caso de Ben Harper, Dave Matthews Band e ultimamente tem se falado bastante em Wilco. O que demonstra uma procura por algo "mais leve" - talvez uma espécie de solução pro infeliz ocorrido na última edição [em 1999] quando show de Red Hot e Limp Biskit foram marcados por atos de violência.

Se forem confirmadas estas bandas, por mim, o "sucesso está garantido".
DMB é o que há de mais inventivo no universo folk, com linhas melódicas bem desenhadas e letras criativas, sem falar, é claro, na virtuosidade dos músicos - incluindo a voz única e o estilo peculiar de tocar de Dave. E Wilco vem embalado pelo seu sétimo e excelente álbum - chamado "The Album" - onde continua mostrando ser uma banda de grande competência artística. Um disco com uma riqueza de sons e influências usados com extrema originalidade. [vale a pena acessar aqui pra saber mais deste trabalho na ótima resenha de Iberê Borges, do Popmata]

E é isso. Ainda bem que com a internet é provável que dê pra gente assistir, quem sabe até ao vivo. XD

3 comentários:

Talitinha do Vale disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Talitinha do Vale disse...

Woodstock 40 anos? Estou ficando velha! háá!

Guilherme "Guil" Cardozo disse...

O mais legal é que apenas 3 artistas do primeiro Woodstock (ainda) estão vivos =D

Se não morreram de overdose até hoje, não morrem mais!

Guil*

Postar um comentário