terça-feira, 21 de julho de 2009

Ovo com Pipoca - Harry Potter e o Enígma do Príncipe

Um dos maiores riscos que uma adaptação de livro sofre é a comparação.
Sempre há aquele karma "ah, o livro é bem melhor". E realmente não é raro isso acontecer. Na verdade é até meio previsível que aconteça. A quantidade de detalhes e descrições num livro nunca serão totalmente retratadas num único filme até por questões de duração e tudo mais.

Com Harry Potter e o Enígma do Príncipe não é diferente.
É verdade que muitas informações contidas no livro de seiscentasetantas páginas foi modificada [como a importância de alguns personagens] e até suprimida pra que o filme tivesse as suas 2 horas e meia contendo o que o diretor considerou absolutamente relevante pro desenrolar da história.
Pois eu acho que as omissões não prejudicaram o filme. E digo isso como fã da série.

O filme dosa bem as cenas de ação com as já características pitadas de humor e ressalta a mesma evolução de maturidade apresentada nos livros.
A temática já tem pretensões mais adultas e o teor sombrio é predominante na maior parte do tempo. Os atores também demonstram amadurecimento bem como seus personagens.

Pra colaborar com o aura de medo e incertezas que paira sobre o universo dos bruxos, o diretor David Yates [que já havia feito o filme anterior, A Ordem da Fênix] chamou para direção de fotografia o excelente Bruno Delbonnel [responsável pelo ótimo trabalho em O Fabuloso destino de Amelie Poulain e também em Across The Universe].

Encerrando com um cliffhanger tenso a expectativa pros dois "episódios" que encerram a série só aumenta.

A mim agradou muito e duvido que, mesmo os mais fanáticos, reclamem da ausência de certos trechos pois o que se vê é uma ótima introdução para o final da história do jovem feiticeiro órfão.


1 comentários:

Guilherme "Guil" Cardozo disse...

Chato demais. Faltou trechos empolgantes como aqueles do Cálice de Fogo. Praticaram uma puta injustiça deixando a Hermione quase o filem inteiro como uma coitada. Tsc tsc tsc...

Postar um comentário